PROFESSORES APRESENTAM OUTRA CONTRAPROPOSTA DO RATEIO

Sexta - feira, 15 agosto de 2014

PROFESSORES APRESENTAM OUTRA CONTRAPROPOSTA DO RATEIO

Foi realizada nesta quinta-feira uma assembléia organizada pelo SINPROESEMMA/BC, sindicato dos professores das redes públicas, na escola Governador Luís Rocha, Tresidela em Barra do Corda – MA. A reunião contou com um número expressivo de educadores que surpreendeu a entidade sindical.

O evento realizado foi para discutir sobre a pauta principal e analisar sobre a proposta do executivo municipal de repassar o abono (rateio) ao professores no dia 20 de dezembro do corrente ano, que segundo o governo foi compromisso firmado com o sindicato registrado em ata no dia 21 de julho deste ano. Para o presidente do SINPROESEMMA/BC Prof. Jaile Lopes não houve nenhum acordo para o dia 20 de dezembro e que a diretoria do SINPROESEMMA/BC não tem o poder de decidir pela classe de professores. “Existe uma lei em nosso estatuto, quem quiser consultar, que a assembléia é soberana em suas decisões, portanto qualquer decisão não é do sindicato e sim da categoria”, afirmou Lopes, presidente da entidade.

Lopes sugeriu ainda duas contrapropostas para serem discutidas e uma delas deliberada pela classe que foram:

ü  Aceitar a proposta do governo de pagar o abono no dia 20 de dezembro e pagar o rateio seguinte de acordo com sistema contábil- regime de caixa;

ü  Boicotar dia 7 de setembro, na condição de estar preparado para retaliação como: suspensão do canal de diálogo, apelo à via judiciária e oneração ao professor pelos serviços judiciais;

Ao apresentar as propostas, Lopes franqueou a palavra à categoria. O Professor Paulo Lima questionou que o dinheiro caiu em conta do município desde abril. “O dinheiro já estava em caixa desde abril, por que o governo só quer pagar em dezembro?” Declarou o professor. Lima lamentou a atitude dos gestores anteriores e do atual pelo não pagamento dos rateios quando são disponibilizados em caixa no mês de abril.

Na oportunidade Prof. Luís Carlos, lançou uma terceira proposta que é o pagamento deste recurso para o dia 15 de outubro, Dia do Professor. O educador ressaltou que embora pertença atualmente o governo com atuações na Secretaria de Educação e na Coordenação da escola integral, estava ali na condição de professor e não de governo.

Aproveitando o ensejo, o Prof. Diego, secretário de formação sindical do sindicato, acresceu a proposta do Prof. Luís Carlos uma sub proposta a de os rateios subsequentes fossem pagos conforme o sistema contábil de caixa da prefeitura.

 Algumas discussões que exigiram um acordo da categoria caso o governo recuasse de alguma proposta ser aprovada, alguns professores sugeriram uma espécie de boicote para evitar a morosidade do executivo.

Ao término das discussões, Prof. Jaile Lopes, colocou as propostas em votação, sendo que a maioria escolheu a proposta do Pagamento do rateio para o dia 15 de outubro do corrente ano com o asseguramento dos rateios subsequentes serem pagos conforme o sistema contábil em regime de caixa do município na condição de que se o governo recuar da proposta que haja um boicote para o desfile das escolas no dia 7 de setembro.

Após a reunião que segundo o levantamento do SINPROESEMMA/BC, havia aproximadamente 300 educadores, mas que constaram em assinatura de ata 252 educadores. Para Lopes, o número de educadores surpreendeu mais uma vez, embora que muitos que ocupam cargos de confiança no governo se recusem a assinar a ata dos presentes e que o SINPROESEMMA/BC estará disponível para todos fazerem seus esclarecimentos

  

Francisco Clauber secretário de Imprensa do SINPROESEMMA/BC