SINPROESEMMA/BC Realiza assembleia sobre abono salarial

 

SINPROESEMMA/BC Realiza assembleia sobre abono salarial

O SINPROESEMMA/BCjuntamente com os professores da rede municipal de Barra do Corda esteve reunido sexta-feira dia 25 na escola Isabel Cafeteira no Bairro Tresidela para deliberarem sobre o Abono Salarial (rateio). Além desta pauta foram discutidos assuntos como eleição direta para diretor de escola, processo em que professores, alunos e pais de alunos escolhem o diretor para determinada escola conforme uma lei municipal. Outro ponto deliberado foi a revitalização e adequação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração para o Magistério que se encontra desatualizado e ambíguo, passível de várias interpretações conforme convém cada gestor.

A reunião presidida pelo presidente do SINPROESEMMA/BC, Jaile Lopes, partiu de uma reivindicação do próprio sindicato dos professores e da categoria que cobrou também do sindicato uma resposta da Secretaria de Educação e do prefeito Eric Costa sobre os assuntos em pauta.

Com 133 educadores presentes, média superior se comparada a outras assembleias. Lopes expôs a resposta do executivo e os argumentos do sindicato e depois franqueou a palavra aos professores. Alguns desabafaram suas indignações, dúvidas e possíveis protestos bem como sugestões para alcançarem seus direitos.

Depois de longos debates a categoria decidiu por unanimidade recusar a proposta do executivo que é de pagar o abono no final do ano de 2014. Também ficou acordado com a categoria em exigir do executivo o pagamento do rateio 2013 até o final do mês de agosto de 2014 juntamente com o salário do mesmo mês com a exigência e cobrança também de outro abono no final do ano depois do fechamento de caixa. Ficou decidido ainda que caso o executivo municipal não cumpra com as reivindicações, a categoria usará das ferramentas de luta sindical como protesto, boicote, paralisação ou greve.

Para Lopes, presidente do sindicato, que expôs também o assunto do concurso público municipal que se encontra durante muito tempo em processo judicial, o evento foi positivo, pois foi notado grande interesse da categoria não apenas pelo abono mais também pelo Plano de Carreira que considera de suma importância, já que toda carreira do professorado será regida por este documento.

                                                                Francisco Clauber N. Lino

                                            Secretário de Imprensa do SINPROESEMMA/BC