Educadores de Jenipapo dos Vieiras vão construir Plano de Carreira

Educadores de Jenipapo dos Vieiras vão construir Plano de Carreira


Diante de cobranças do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA), a prefeitura de Jenipapo dos Vieiras, município do Centro Maranhense, se comprometeu em cumprir vários direitos dos educadores da rede de ensino municipal, em acordo firmado com o sindicato, por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta, assinado no dia 21 de fevereiro deste ano.

No documento, a prefeitura se compromete em pagar férias atrasadas, elaborar Plano de Carreira da categoria, reduzir jornada de trabalho em sala de aula, pagar horas extras, conceder promoções e progressões, conceder licença-capacitação, construir quatro escolas, melhorar as condições de trabalho dos educadores e conceder o reajuste de 10% para cumprimento do piso salarial do magistério, retroativo a janeiro deste ano, como manda a Lei do Piso.

Participaram da reunião e da assinatura do acordo, pelo SINPROESEMMA, os secretários Raimundo Oliveira (Administração e Patrimônio); Henrique Gomes (Assuntos Jurídicos); Neucilene Nepomuceno, Joquelma Santos e Andrea Almeida, dirigentes do núcleo sindical, representando os educadores da rede municipal.

Pela prefeitura de Jenipapo dos Vieiras, participaram a secretária de Educação, Albertina de Sousa; o secretário de Administração, Francisco Benário; os assistentes administrativos, Zigomar Mota e Oziel Queiroz; a advogada Karla da Silva, a nutricionista Elaine Fernandes e a contadora Maria Francisca Souza.

Plano de Carreira

A primeira reunião para começar a construir o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos educadores de Jenipapo será realizada na próxima sexta-feira (14), com a participação de técnicos da prefeitura e líderes sindicais. “Uma das principais reivindicações da categoria era que o plano fosse construído de forma democrática e participativa. E isso ficou acertado no acordo com a prefeitura, após a reunião, configurando uma grande vitória”, ressalta o secretário de Administração do SINPROESEMMA, Raimundo Oliveira.

Texto: Cláudia Leal – jornalista/assessora da Presidência do Sinproesemma