APÓS JUSTIÇA CONDENAR A PREFEITURA DE BARRA DO CORDA POR FALTA DE TRANSPARÊNICA A PROCURADORIA-GERAL RESPONDE

                       Durante a campanha eleitoral de 2020, o prefeito prometeu ser referência em transparência. No entanto, em junho do mesmo ano, o juiz João Vinicius Aguiar dos Santos condenou o prefeito por não disponibilizar a relação dos trabalhadores da educação e dos funcionários não efetivos da rede municipal, assim como os seus respectivos salários, conforme exigido pela Lei de Responsabilidade Fiscal e pela Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011), no site da Prefeitura Municipal (www.barradocorda.ma.gov.br) e no portal da transparência.

                  Infelizmente, ainda é desafiador para as entidades fiscalizadoras e até mesmo para pessoas físicas obter informações precisas sobre a quantidade de funcionários e seus salários na prefeitura municipal. Isso impossibilita um trabalho efetivo para divulgar informações precisas sobre esses colaboradores.

                     Apesar disso, o prefeito de Barra do Corda tenta retratar sua gestão como transparente. Mas, no dia 10 de outubro de 2023, o procurador-geral do município afirmou a 1ª Vara de Barra do Corda que a administração municipal, AINDA IRÁ disponibilizar no site do Portal de Transparência do Município a relação dos trabalhadores da educação e dos funcionários não efetivos da rede municipal, assim como os respectivos salários, em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei do Acesso à Informação, seguindo os padrões do Tribunal de Contas.

                        Contudo, isso apenas demonstra a tentativa desesperada de mascarar uma gestão que ainda não consegue suprir efetivamente as necessidades de uma população que clama por um concurso público, como o único caminho para a estabilidade financeira. No entanto, infelizmente, isso lhes é negado, devido à tentativa de segurar o máximo de contratados possíveis para servir como “cabides de empregos”, a fim de garantir sua tentativa de reeleição no próximo ano." A estabilidade financeira é uma preocupação legítima para muitas pessoas em Barra do Corda, e o concurso público é visto como uma maneira segura de alcançá-la. Enquanto isso não acontece, a juventude precisa se conformar com as oportunidades de emprego que ainda são limitadas.