Com o sindicato, uma aposentadoria acessível

Com o SINDICATO, uma aposentadoria acessível

          Nunca custa repetir. Ruim com o sindicato, pior sem sindicato.

          Toda e qualquer Instituição é uma construção histórica e ideológica. Claro que só ideologia não mantém a plataforma sindical: infraestrututura, recursos humanos, veículos, viagens, marketing e propaganda. Principalmente um sindicato como o SINPROESEMMA presente em diversos municípios e com mais de 40 mil sócios em todo o Maranhão. Na regional de Barra do Corda somos 1.792 sócios.

          Aqui me solidarizo com todos os sindicatos do Brasil que sofrem ataques constantes da elite burguesa que ainda quer manter os patrões na Casa Grande e os trabalhadores na Senzala.

          Temos sindicatos que representam a iniciativa privada que sofrem nesse país privação de crescerem porque os patrões ameaçam demitir os funcionários que se associarem.

          O sindicatos dos trabalhadores rurais enfrenta, por épocas, uma grave inadimplência de seus sócios. Pois muitos deles só decidem adimplir-se quando estão próximos de se aposentar. Mas como diz meu pai, na casa do vizinho só cozinha carne. E, muitas vezes, nem a farinha seca tem.

          Pois bem, falar mal do sindicato sem ter sido sindicalizado nem sindicalista traduz-se num discurso vazio. É preciso estar no lugar social, viver na pele, para que o que se vai falar tenha consistência. Meu eterno respeito a todos os sindicatos do Brasil.

          Pois bem, depois desse preâmbulo, gostaria de dizer de um belo trabalho que o sindicato faz aos seus associados: a aposentadoria. Com o formato do governo Bolsonaro que aí está, o INSS se limita a criar uma senha para o contribuinte. Daí por diante, se o contribuinte não conhecer bem de tecnologia não conseguirá se aposentar. E é isso que esse governo quer. Que o trabalhador morra no trabalho. Como se não bastasse, a pandemia.

          Ocorre é que se o contribuinte chegou ao tempo de se aposentar e não dispuser de conhecimento de como proceder, não conseguirá fazer o pedido de aposentadoria. Se não tiver um parente que saiba fazer; se não tiver um amigo que saiba fazer; só resta pagar um advogado ou alguém que entende do ramo ou, se for sócio de um sindicato, fazer o pedido com o mesmo.

           Aqui no SINPROESEMMA, temos alguns profissionais da educação que resolvem se associar quando veem que é o caminho mais curto para ter a sua aposentadoria.

Então, venha já ser sócio. A única luta que se perde é a que se abandona.