SINPROESEMMA Percorre escolas da Rede Municipal com Projeto "SMILE" - Saúde Mental voltada para os Servidores

PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL NAS ESCOLAS DE BARRA DO CORDA: PROJETO SMILE

 

A promoção da Saúde Mental no ambiente escolar deve ser tratada como pauta urgente em Barra do Corda. No ano passado o SINPROESEMMA BDC promoveu o projeto piloto SMILE – (Saúde Mental Integral Levada aos Estudantes/Educadores). Quatro escolas da rede estadual de ensino de Barra do Corda foram contempladas com o projeto. O projeto estava diretamente ligado às ações alusivas ao Setembro Amarelo (mês de prevenção ao suicídio) e tinha como um dos objetivos identificar como andava o clima escolar e a saúde mental de nossos estudantes. Casos de bullying, cyberbullyng, ansiedade, cutting, depressão, hiperatividade, déficit de atenção, TDAH, dislexia e outros transtornos de aprendizagem e de ordem psicossocial foram identificados durante a execução do projeto e foram dados os encaminhamentos, na medida do possível. 

Nesta sexta-feira, 13 de setembro de 2019, retornamos com o projeto, agora com ações voltadas especificamente para a promoção da Saúde Mental dos nossos educadores. Esse é um serviço que está sendo oferecido pelo recém-criado Núcleo de Qualidade de Vida do Servidor Associado (NQVSA) do SINPROESEMMA BDC, que tem como objetivo principal a implementação de ações voltadas à promoção do bem-estar social, mental e de saúde ocupacional dos servidores, visando a busca de uma melhor qualidade de vida do servidor.  

O projeto conta com a parceria da professora e psicóloga Ariana Vital, que possui pós-graduação em Saúde Mental e Políticas Públicas, tendo vasta experiência na condução de projetos na área educacional. Segundo uma pesquisa online realizada pela revista Nova Escola com mais de cinco mil educadores, entre os meses de junho e julho de 2018, foi constatado que 66% dos professores já precisaram se afastar do trabalho por questões de saúde. O levantamento também mostrou que 87% dos participantes acreditam que o seu problema é ocasionado ou intensificado pelo trabalho. Entre os problemas que aparecem com maior frequência então a ansiedade, que afeta 68% dos educadores; estresse e dores de cabeça (63%); insônia (39%); dores nos membros (38%) e alergias (38%). Além disso, 28% deles afirmaram que sofrem ou já sofreram de depressão.

O projeto SMILE, neste ano, tem como foco as escolas da Rede Municipal de Ensino. A primeira escola contemplada com o projeto foi a escola Isabel Cafeteira, na ocasião a psicóloga Ariana Vital proferiu a palestra “Saúde Mental no Trabalho dos Educadores”. Segundo a psicóloga, é importante relembrarmos o conceito de Saúde Mental da Organização Mundial de Saúde (OMS), que vai além da mera ausência de doenças — só é possível ter saúde, de forma plena, quando há completo bem-estar físico, mental e social. Diversos fatores podem colocar em risco a saúde mental dos educadores; entre eles, rápidas mudanças sociais, condições de trabalho estressantes, discriminação, exclusão social, estilo de vida não saudável dentre outros. “Geralmente conseguimos identificar que há algo de errado acontecendo com nossa saúde mental quando há alguma alteração em nosso comportamento, como por exemplo: alteração de humor, desvio de atenção, baixa motivação para realização de atividades diárias modificação no sono, dentre outros fatores. Após identificar essas alterações, recomendamos que seja feita uma busca por ajuda profissional, jamais recorram à automedicação!", alertou a psicóloga.

A gestora da escola, Rosenir Noleto, pontuou a relevância de ações neste sentido, afirmando que a boa saúde mental dos servidores da escola é um fator determinante para garantir o sucesso e aprendizado dos educandos, já que interfere no rendimento do trabalho dos educadores dentro e fora da sala de aula.

Na ocasião, o coordenador do SINPROESEMMA Barra do Corda, professor Jaile Lopes, relembrou as ações do sindicato voltadas para atender às demandas trazidas pela categoria, “...Por um determinado tempo, tivemos que contratar um médico do trabalho para dar agilidade na emissão de laudos de afastamento do trabalho de vários servidores do município. Desta feita, contratamos uma psicóloga para realizar ações que visem a qualidade de vida de nossos associados – razão desse sindicato existir”.

Logística do Projeto

·         Execução de palestras sobre Saúde Mental e Qualidade de vida no trabalho nas escolas da rede municipal de ensino de Barra do Corda

·         Atendimentos através de plantões mensais para o acolhimento e possíveis encaminhamentos

·         Promoção de atividades socializantes na Casa Balneário do SINPROESEMMA

 

* O cronograma de visitas às escolas está em construção.

Contato para maiores detalhes sobre o projeto:

Profº Me. Cláudio Braga – (99) 98141-0373
Psicóloga  Ariana Vital - (99) 981643129