SAÚDE MENTAL NAS ESCOLAS: UM LONGO CAMINHO A SER PERCORRIDO

A promoção da Saúde Mental no ambiente escolar deveria ser tratada como uma pauta urgente por nossos gestores, contudo, o debate sobre a questão só ganha atenção quando tragédias como a de Suzano acontecem. Segundo dados, cerca de 10 casos de ataques às escolas foram registradas no Brasil nas últimas duas décadas, em mais da metade deles, as investigações mostraram que os agressores sofriam com o bullying no ambiente escolar. Segundo especialistas essa forma de perseguição não pode ser apontada como a única responsável pelas tragédias, pois esse comportamento costuma estar associado a inúmeros fatores que a família e a escola nem sempre estão preparadas para identificar.  No ano passado o SINPROESEMMA Barra do Corda promoveu o projeto piloto de Saúde Mental nas Escolas SMILE – (Saúde Mental Integral Levada aos Estudantes) para 4 escolas da rede estadual de ensino de Barra do Corda. O projeto estava diretamente ligado às ações alusivas ao Setembro Amarelo (mês de prevenção ao suicídio) e tinha como um dos objetivos identificar como andava o clima escolar e a saúde mental de nossos estudantes. Casos de bullying, cyberbullyng, ansiedade, cutting, depressão, hiperatividade, déficit de atenção, TDAH, dislexia e outros transtornos de aprendizagem e de ordem psicossocial foram identificados durante a execução do projeto e foram dados os encaminhamentos na medida do possível.  O projeto contou com o apoio de uma psicóloga, que conduziu as capacitações, palestras, oficinas e consultas de acolhimento. A boa aceitação do projeto se deu, dentre outras coisas, pelo fato de envolver toda a comunidade escolar (a gestão, professores, coordenação pedagógica, funcionários de escola e a família) e fundamentalmente por formar monitores (estudantes) de cada sala de aula para que eles monitorassem possíveis problemas envolvendo colegas de classe. Por conta de limitações financeiras do sindicato, não foi possível levar o projeto a mais escolas da cidade.

No cenário nacional, constatamos a existência de dois projetos de lei tramitando no congresso nacional que se aprovados obrigariam os sistemas de ensino a dar maior suporte às escolas na implementação de projetos relacionados à promoção da saúde mental no âmbito escolar. O PLC 76/2011 e o PLC 557/2013 de autoria das ex-deputadas Raquel Teixeira (PSDB-GO) e Martha Suplicy PT-SP, respectivamente, propunham que os sistemas de ensino deveriam oferecer atendimento psicológico ou psicopedagógico aos estudantes e profissionais da educação das redes públicas de educação básica (a segunda PLC foi proposição oriunda do Projeto Jovem Senador). É triste constatar que os dois projetos foram arquivados em dezembro do ano passado. Apesar da importância, a saúde mental dos estudantes não tem a atenção necessária em nosso país, acreditamos que cuidar da saúde mental e emocional é tão importante quanto zelar pela saúde física de crianças e adolescentes.

Neste ano de 2019 o SINPROESEMMA Barra do Corda, na medida do possível, continuará promovendo ações voltadas para a promoção da Saúde Mental e lazer para a categoria e estudantes de nossa cidade. Diante de solicitações para implantação do projeto SMILE nas escolas da rede municipal de Barra do Corda, encaminhamos o projeto para a Secretaria Municipal de Educação e nos colocamos à disposição para eventuais parcerias.