Obrigado Professora Helena

2016: Um ano de perda para a Educação de Barra do Corda

          Muitos dos que nos deixaram conhecíamos ainda colegas na faculdade, em palestras e cursos de formação continuada; outros foram nossos professores e acabamos seguindo seus passos, seus destinos e nos transformamos em colegas e amigos da profissão de ensinar. Somos muitos em Barra do Corda. Há aqueles que temos estreitos laços. Há aqueles que são distantes, mas o conhecemos por seus serviços prestados. Há outros que os vemos todos os dias, mas não compartilhamos laços sociais. A vida é frenética demais. A vida de professor é árdua demais. É preciso trabalhar três horários, corrigir montanhas de provas e trabalhos. Estudar e preparar aulas no aconchego do seu lar. E, muitas vezes, estudar os finais de semana numa pós para nos qualificarmos na busca de uma educação pública de qualidade. Sonhar também em ter um salário próximo ao de um médico como reza a meta 17 do PNE.

          Hoje, estamos tristes, saudosos e reflexivos com os nossos companheiros da educação que nos deixaram nesses meados de 2016. Perdemos a professora Francisca Geralda. Uma grande mulher. Seu nome já estava imediatamente atrelado à escola Deusdedith. Perdemos a professora Katy Jael e o professor Karol em acidentes de trânsito.

          E agora, nesta manhã, tivemos a triste notícia da morte da professora Helena. Mulher de uma vida dedicada à educação. É impossível pensar na escola Dom Marcelino, sem pensar nela. Aposentou-se lá como diretora. Foi, também, uma vida inteira uma grande sindicalista. Lutou por direitos dos trabalhadores da educação ao lado de professor Gonçalo e professor Inácio. Mulher de muita fé. Mesmo aposentada do Estado nunca deixou de contribuir à educação. Ia todos os dias à prefeitura trabalhar ao lado da equipe da SEMED.

           Lembro-me da ligação que ela me fez pedindo que eu fizesse alguma coisa para que pudesse receber o pecúlio da descompressão salarial. Enviei documentação e pedi uma força-tarefa para que o SINPROESEMMA estadual desse agilidade. Nesta semana estava previsto o sindicato receber a ficha financeira. O governo do Estado vai ficar com esta dívida com nossa professora e o judiciário maranhense também, por tanta morosidade.

          O SINPROESEMA só tem a agradecer por suas contribuições a este sindicato. Ao mesmo tempo, prestar suas condolências à família enlutada e a todos os educadores de Barra do Corda.