O Nosso sindicato

SINPROESEMMA EM AÇÃO

          O que o SINPROESEMMA é? Uma instituição não governamental, sem fins lucrativos e que se configura entre os maiores sindicatos do País. É um órgão que precisa atuar em muitas frentes:

1-      Ministrar cursos de formação sindical, garantindo a história dos sindicatos, a funcionalidade administrativa, jurídica, formativa, negociativa, etc;

2-      Acompanhar os núcleos e delegacias em negociações e conflitos, bem como, na eleição dos mesmos;

3-      Cumprir o planejamento estratégico situacional conforme o calendário de eventos.

4-      Assegurar a ocorrência da festa do educador e o carnaval do educador.

5-      Garantir o torneio de futsal e apoiar o esporte nas cidades.

6-      Criar políticas de reativação de núcleos da regional;

7-      Manter uma política constante de sindicalização;

8-      Prestar serviços à categoria das formas mais diversas: convênios, comunicação, consultas jurídicas, etc

9-      Ações solidárias.

10-   Negociação para criação e cumprimento das leis.

          O que o SINPROESEMMA faz? 

          Em todo o Maranhão dispõe de uma rede conveniada ampla. Possui sua sede geral em São Luis, dispondo de uma plataforma administrativa; a casa do educador e a sede social no caminho de São José de Ribamar (todos são bens próprios do sindicato). Ademais, possui uma assessoria jurídica com um dos maiores escritórios de advocacia de São Luis: Escritório Dr. Henrique Teixeira no prédio Office Tower. Bem como, diversos assessores jurídicos em diversas regionais.

          Em Barra do Corda são 13 empresas conveniadas. Possuímos um assessor jurídico que dá plantão as quartas e quintas-feiras. Dispomos ainda de um escritório em prédio alugado onde fica também a casa do educador.  Temos também uma sede social própria, aberta aos finais de semana para recreação dos sócios e familiares. Temos metas para a construção das outras obras que estão no projeto arquitetônico. Embora tenhamos aumentado nossa receita de 1000 reais em 2012 para 11000 reais 2016, tudo depende orçamento financeiro. Dependemos do imposto sindical que, desde 2014, estamos negociando com o governo municipal para liberação. O mesmo sinalizou que neste mês de abril será liberado. Esse imposto consiste em um dia de trabalho. Se for descontado, variará entre R$ 60,49 a R$ 78,30.  Vai acontecer se o prefeito se sensibilizar com os nossos diversos ofícios enviados e respaldos em lei federal. Estamos otimistas que isso vai acontecer. Caso aconteça, parte do que for rateado ao núcleo, iremos investir na construção das obras da sede social.