FEDERMA chegando em Barra do Corda

FEDERMA será presença em Barra do Corda

O Diretor de ensino da URE de Barra do Corda professor Cláudio Braga , através do professor Botelho Coordenador do FEDERMA, vêm mobilizando forças para instalar na cidade de Barra do Corda o Fórum Permanente de Educação para a Diversidade Étnico-Racial. Esse fórum, que tem natureza não governamental, pretende incentivar e cobrar a inclusão dos povos indígenas, negros e quilombolas através da Educação. “Sabemos da precariedade da educação escolar indígena em nossa região, somos cientes que a educação, da forma como é ofertada aos nossos irmãos indígenas, ainda não garante uma boa formação para que eles possam competir e ter voz na sociedade de hoje” enfatizou professor Jaile, coordenador do SINPROESEMMA/BC

Para dar o pontapé inicial, o professor Batista Botelho, Coordenador de Direitos humanos do IFMA e coordenador estadual do FEDERMA, buscou o apoio do SINPROESEMMA para conduzir os trabalhos. Sendo assim, será um prazer poder contribuir com as melhorias da educação de nosso município e da região. Será empreendida, como primeira ação, a formação de uma comissão provisória na qual teremos representantes do poder público e da sociedade civil organizada.

Representando o poder público estarão representantes da FUNAI, do IFMA, da Secretaria Municipal de Educação, da Unidade Regional de Educação. Representando a sociedade civil organizada teremos os Movimentos Sociais: indígenas, negros, quilombolas, etc.

Um dos objetivos desse fórum é ouvir as demandas desses movimentos sociais para levantar um diagnóstico para saber como anda educação para esses povos. Quem são eles? Quantos? onde ficam? Quais problemas educacionais enfrentam? Que qualidade de educação esperam? São indagações como estas que este fórum pretende buscar, para poder orientar/sugerir aos governantes políticas públicas para inclusão de todos. Unidos venceremos!

"Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe."

Clarice Lispector