Em Tuntum bate um Plantão jurídico

Em Tuntum bate um Plantão jurídico

          Nesta quinta-feira (25), a delegacia regional de Barra do Corda esteve no município de Tuntum para atender a demanda da categoria.  Na nossa equipe estavam: Dr. Aquino, assessor jurídico; Professor Gonçalo de Moraes, da Secretaria de Relações Institucionais, da executiva estadual; Diego Santiago Martins e Silva, secretário-geral e Jaile Lopes, coordenador-geral, esses dois últimos da diretoria do núcleo de Barra do Corda. A nossa ida foi resultado de uma reivindicação dos professores daquele município, registrada pela professora Cleonice. Grande liderança que se preocupa com a atuação do SINPROESEMMA.  Lá o sindicato conta 58 sócios. No entanto, o município não possui núcleo ativo. Nem sequer comissão provisória. Hoje, além de prestarmos serviço sobre orientação do andamento dos processos, plantamos a sementinha, na classe, de reativação do núcleo.

          Na nossa chegada pela manhã, fomos muito bem acolhidos. De início, recepcionados por Cleonice e conduzidos à sede administrativa do sindicato dos professores da rede municipal. Ambiente muito confortável e de ótima infraestrutura. Foi motivador ver o auditório cheio de educadores ávidos por saberem sobre seus processos de descompressão salarial e URV. Claro que alguns não viram seus nomes na lista dos processos e trataram de dar início de pegar os formulários para começar do zero. Tivemos alguns percalços porque a internet naquele município, naquele dia, estava péssima e, por isso, não pudemos dar melhor detalhamento dos processos. Ficamos de fazer a consulta em Barra do Corda e enviar o relatório. Procuramos ser atenciosos e esclarecedores o máximo possível. É claro que nada se compararia ao escritório Henrique Teixeira com sua equipe, veteranos em lidar com esses processos.

          Nesta consulta, aproveitamos também para fazer campanha de sindicalização, convidar a categoria para recreação na nossa sede de Barra do Corda. O professor Gonçalo atualizou os presentes sobre a mesa permanente de negociação para o governo e acalmou todos falando do posicionamento do SINPROESEMMA frente aos direitos da categoria e das bandeiras sempre defendidas por esse grande sindicato que nós militantes sempre tivemos imbuídos de fé, de credibilidade. É óbvio que foi registrada a preocupação de alguns sócios da paciência deste sindicato com a morosidade do governo com o cumprimento dos direitos a serem cumpridos no início de 2016, bem como, o não pagamento do reajuste de 11,36% que deveria ser cumprido retroativo a primeiro de janeiro do corrente ano. Estamos em fevereiro e nada. Sindicato perderá sua base se continuar com essa parcimônia, afirmaram alguns professores.