Dia Estadual de Paralisação: jornada pelo cumprimento integral de acordo e pelo PNE

Dia Estadual de Paralisação (22 de outubro, próxima terça-feira) mostrará, mais uma vez, ao governo do estado que os trabalhadores em educação pública estão mobilizados para evitar uma nova quebra do Acordo para pagamentos da reposição salarial e direitos, como promoção, progressão e titulação. Além da concentração, Praça Deodoro, em frente à Biblioteca Pública Benedito Leite, a partir das 08h30, estão previstas atividades de panfletagem, ato público e caminhada.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA), Júlio Pinheiro, ponderou que a paralisação segue a decisão das assembleias regionais da categoria – realizadas há cerca de um mês -, como uma estratégia de pressão sobre o governo estadual para este cumprir integralmente o Acordo firmado com a representação sindical.

Pinheiro explica que o Dia Estadual de Paralisação integra as “jornadas de luta pelo cumprimento do Acordo original, que previa para agosto o pagamento da recomposição salarial retroativa, da concessão das titulações, promoções e gratificações, e das progressões para 2014, além dos 30% de gratificação do Pró-funcionário”. O Acordo foi mudado pelo governo do Estado, que decidiu parcelar o pagamento em quatro vezes.

Apoio ao PNE

Júlio Pinheiro acrescenta que a jornada de lutas é, também, “um esforço do Sindicato pela aprovação no Congresso Nacional do Plano Nacional de Educação (PNE), que se torna o centro da atenção da categoria em todo o país”. Ele lembrou que, semana passada, uma comissão de diretores do SINPROESEMMA foi a Brasília em apoio ao acampamento dos professores, para pressionar deputados e senadores a aprovar o PNE.

Pinheiro salienta que o “processo de mobilização precisa ser constante porque tem todo um aspecto de intenções do governo, que iniciou o pagamento já descumprindo o Acordo original”. Ele afirma que a categoria tem respondido à convocação de paralisação. Ele informou que Imperatriz, Bacabal e Pinheiro paralisação para ontem, conseguindo grande mobilização dos educadores.

Outra meta do Dia Estadual de Paralisação é a materialização do Estatuto do Magistério, que apresenta pendências como a regulamentação da eleição para diretor de escolas, Gratificação para Difícil Acesso, Gratificação para Área de Alto Risco, entre outras situações que faltam ser regulamentadas.

“Falta o governo estabelecer diálogo com a categoria para definir esses parâmetros para regulamentar o que já está previsto no Estatuto”, comentou o presidente do SINPROESEMMA.

Ele adiantou ainda que haverá reunião, segunda-feira próxima, com o secretário Fábio Gondim, da pasta de Gestão e Previdência (Segep).

ACONTECE

Dia Estadual de Paralisação

22 de outubro,  a partir das 8h30

Praça Deodoro, em frente à Biblioteca Pública Benedito Leite