Prof. Jaile e Henrique Gomes fazem sindicalismo itinerante

 

Prof. Jaile Lopes, coordenador geral do SIMPROESEMMA da delegacia regional de Barra do Corda, esteve na companhia do diretor jurídico do SINPROESEMMA geral de São Luís, Henrique Gomes. Estiveram com o intuito de resolver algumas questões sindicais da regional de Barra do Corda e da diretoria geral (São Luís), especificamente nos munícipios de Itaipava do Grajaú e Jenipapo dos Vieiras, na sede da regional e em São Luís. As principais pautas discutidas foram: Conclusão e negociação do Plano de Cargos e Carreiras em Itaipava do Grajaú; Negociação para o enquadramento do Plano de Cargos e Carreiras de Jenipapo dos Vieiras, discursão sobre a Ampliação e a Unificação de Matrículas na rede estadual em Barra do Corda e a viabilização de receita financeira para inauguração da sede social em Barra do Corda.

Os Sindicalistas se dirigiram à Itaipava do Grajaú no dia 09/09 numa viagem arriscada, pois havia protesto dos indígenas da região que bloquearam a estrada, no entanto conseguiram passar e chegar em Itaipava do Grajaú mais cedo, mas só foi possível iniciar a reunião por voltas das 15 h devido os carros com as equipes da saúde terem sido retidos e o prefeito ter saído para negociar com o chefe da aldeia. Depois de oito horas para se chegar um acordo entre sindicato, representantes da categoria de professores de Itaipava, foi possível conciliar a tabela financeira e concluir o Plano de Cargos e Carreiras deste município, o documento será encaminhado para a aprovação na câmara de vereadores para depois ser homologado.

Em seguida Lopes e Gomes foram até o núcleo de Jenipapo dos Vieiras no dia 10/09, para tentar uma conciliação para o cumprimento do Plano de Jenipapo, aprovado, homologado, mas parte dele não cumprida, pois ainda há um descumprimento no tocante ao enquadramento. Foi o que foi discutido com a secretária de educação Albertina e a representante do núcleo local, Andreia, no entanto a negociação será com o prefeito Gustavo no dia 10/10 para deliberar sobre o não enquadramento do plano.

No mesmo dia, 10/09, os dirigentes sindicais retornaram à Barra do Corda para uma assembleia com os professores da rede estadual para discutir sobre a pauta de ampliação e unificação de matrículas que será expedida mediante as necessidades de vagas por disciplina.

Prof. Jaile aproveitou a oportunidade para falar dos avanços que tiveram em Itaipava e em Jenipapo dos Vieiras e da inauguração da sede social em Barra do Corda. Henrique Gomes dirimiu algumas dúvidas sobre a possível ausência de vagas com as ampliações e as terceirizações e argumentou juridicamente que a terceirização é crime.

Na sexta feira dia 11/09, Lopes e Gomes estiveram em São Luís, Prof. Jaile Lopes viabilizou com Júlio Pinheiro, diretor geral do SINPROESEMMA, a aquisição de recursos para inauguração da sede social em Barra do Corda, que será inaugurada dia 15/10, Dia do Professor e aguardou a aprovação financeira.

O SINPROESEMMA/BC avaliou o itinerário como positivo, já que foi meio de estreitar as relações com os núcleos do interior e da capital no intuito de melhor conhecerem a realidade dos núcleos interioranos e suas dificuldades.