Recém - concursados rejeitam proposta do Executivo Municipal

O SINPROESEMMA/BC realizou uma assembleia nesta segunda-feira dia 31 de agosto por volta das 17: 30 em Barra do Corda no pátio da escola municipal Maria Lenir no bairro Vila Canadá. A reunião foi para discutir com os recém – nomeados a proposta do executivo municipal de remunerar os novos servidores sem o incentivo da GAM (Gratificação por Atividade no Magistério), a proposta da prefeitura tem por alegação de que o município não possui recursos financeiros suficientes para assalariar os educadores com essa nova entrada de funcionários que superou o valor da folha de pagamento, mas que garantiria o pagamento retroativo da GAM com a entrada de mais recursos complementados pela União. Outra pauta discutida foi a exposição de motivos do governo municipal para o não pagamento do recurso.

Prof. Jaile Lopes, coordenador geral do SINPROESEMMA, Núcleo de Barra do Corda, mediou a reunião expondo de forma didática através slides o balanço dos recursos federais da educação destinados à Barra do Corda dos meses anteriores e do mês de agosto, incluindo servidores efetivos e contratados e recém – nomeados. Em seguida Lopes deixou a palavra à disposição dos participantes.

Alguns presentes reclamaram que o salário sem a gratificação do magistério é insuficiente, pois muitos estão instalados na zona rural do município e precisam fazer despesas de viagens, aluguel e alimentação.

Depois de muitos debates e denúncias sobre o número excessivo de funcionários da educação contratados e de professores que recebem o incentivo do FUNDEB que estão em desvio de função, muitos servidores alegaram que só podem receber o a gratificação se estiverem em exercício na sala de aula e que o município não estar “enxugando” a folha, ou seja, não está desonerando a folha, por isso o recurso está sendo insuficiente para o pagamento dos novos concursados.

Em seguida alguns professores fizeram proposições: professores André, João Monteiro, Diego Santiago e Vicente Castor fizeram suas contrapropostas e foram colocadas em votação:

·               Paralisação imediata sem negociar com o governo (obteve 02 votos);

·               Aceitar receber o salário base conforme o PCCRM no valor de R$ 1054, 77 na primeira semana de setembro e o município com o prazo de 60 dias para se readequar para pagar o salário integral com a GAM (obteve 05 votos);

·               Aceitar receber o salário base conforme o PCCRM no valor de R$ 1054, 77 na primeira semana de setembro e o município com o prazo de 30 dias para se readequar para pagar o salário integral com a GAM, sendo que o município terá 10 dias para enviar uma resposta ou contraproposta, caso contrário haverá uma paralisação de advertência de 24 horas (obteve 108 votos);

Sendo assim a última proposta aprovada pela maioria dos presentes. Professor Jaile Lopes agradeceu a participação de todos e encerrou a assembleia.