SINPROESEMA/BC paticipa de Congresso em Brasília

O núcleo sindical de Barra do Corda participou dos dias 07 e 08/08  da  2ª Plenária Intercongressual da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), no Hotel Nacional, em Brasília, no Distrito Federal. O evento discute o Piso Salarial Profissional Nacional e as Diretrizes Nacionais para os Planos de Carreira dos Profissionais da Educação Pública Escolar.

A direção geral de São de São do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA) desembarcou em Brasília levando 11 dirigentes: Júlio Pinheiro (presidente), Janice Nery (secretária geral),  Raimundo Oliveira (secretário de Administração e Patrimônio), Henrique Gomes de Oliveira (secretário de Assuntos Jurídicos), José Carlos Mafra (secretário dos Servidores Técnicos), José Brussio (secretário de Finanças), André Santos (secretário de Saúde e Segurança no Trabalho), Giselle Leal (secretária-adjunta de Assunto Educacionais), Jean Pierry (secretário adjunto de Formação Sindical) e os professores Raimundo Rodrigues da Silva, Raimunda Santos e Diego Santiago do núcleo de Barra do Corda.

É a primeira vez que um membro da diretoria do núcleo de Barra do Corda da gestão atual participa de um evento a nível nacional.

Para Roberto Franklin de Leão, presidente da CNTE de, um dos organizadores do evento, a plenária será uma oportunidade dos trabalhadores debaterem a carreira docente do magistério, seguindo as diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE). “A CNTE organizou e vai concluir o debate com a formulação daquilo que será nosso projeto de piso e carreira para os profissionais de educação, uma proposta única para professores e profissionais da educação” explicou o sindicalista.

Segunda Vanelli, secretária-geral da CNTE, o objetivo desse intercongresso é discutir e lutar  pela nova proposta para a elaboração de um novo paramento de remuneração dos trabalhadores em educação no Brasil como forma de padronização de um salário mais digno.

“O valor é resultado de um estudo e vem em cumprimento à meta 17 do PNE, de equiparação salarial com os demais servidores públicos. É um debate rico e polêmico, mas vamos aprovar as melhores diretrizes de carreira para apresentar e aprovar no Congresso e depois vamos lutar, em cada estado e município, para que elas sejam implementadas”, enfatizou a educadora.

Para diretoria local de Barra do Corda foi uma boa oportunidade para conhecer experiências sindicais a nível nacional para acrescentar as lutas regionais e locais como os planos de cargo e carreira em que muitos municípios não os cumprem.