Professores de Barra do Corda se concentram em praça na Greve Nacional

 

 

Os educadores de Barra do Corda se concentraram hoje dia 30/04/2015 ás 8:30 na Antiga Praça do Fórum no centro da cidade conforme a Greve Nacional promovida pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) e O SINPROESEMMA Núcleo de Barra do Corda.

Na concentração houve adesão de cerca de 190 professores da rede municipal e estadual de ensino que ocuparam vários espaços da praça demonstrando a insatisfação nacional. Durante o movimento houve discurso dos sindicalistas retomando as pautas reivindicatórias que foram: Cumprimento do Piso Nacional para o Magistério e Jornada de Trabalho; Cumprimento das metas e prazos do PNE; Equiparação à média salarial de outras categorias do funcionalismo público; Planos Estaduais e Municipais mais democráticos e a outra reivindicação contra a terceirização.

Prof. Jaile Lopes, presidente do SINPROESEMMA Núcleo de Barra do Corda falou da importância das lutas sobre estas pautas de reivindicação  a partir da união de toda a categoria da educação pública. Aproveitando o ensejo falou da atual situação do município de Barra do Corda que está cumprindo o piso, no entanto a jornada de trabalho está sendo cumprida parcialmente, falta as 13 aulas na educação infantil. Lopes também falou da precariedade do município de Jenipapo dos Vieiras que ignora as reivindicações do sindicato e não cumpre o Piso Nacional: Em Jenipapo dos Vieiras a situação é precária, para terem uma idéia, um professor em Barra do Corda que tem somente o magistério (que tem formação nível médio modalidade normal) ganha mais que um em Jenipapo que tem especialização e não podemos desconsiderar os problemas de nossos companheiros, a final eles pertencem à nossa jurisdição. Declarou o dirigente sindical. Os discursos eram intercalados por músicas de protestos e reivindicações que foram previamente selecionadas pelo sindicado. Lopes também afirmou que após o aniversário da cidade, depois do dia 03/05 irá negociar juntamente com a diretoria do sindicato e governo a questão do rateio (abono salarial referente ao exercício de 2014 a ser pago em 2015) e a jornada das 13 aulas na educação Infantil: Dependendo da negociação, podemos até realizar uma assembleia com todos os professores da Educação Infantil. Ressaltou Prof. Jaile.

Na oportunidade, professor Diego Santiago, Secretário de Formação Sindical do Núcleo de Barra do Corda também falou da relevância social das reivindicações: Lutamos não é só por Piso (salário) ou contra a terceirização, lutamos para condições melhores de trabalho, melhores estruturas nas escolas, ganha o professor, ganha o aluno, ganha a educação. Ressaltou Santiago.

Durante a greve muitos professores aproveitaram para se filiarem a entidade e outros fizeram denúncias e reclamações concernentes as atividades do magistério.

No segundo momento à tarde foi à oportunidade de o sindicato manter um contato mais próximo com os educadores ouvindo seus problemas e reclamações e também momento de descontração.

O movimento foi encerrado ao final da tarde com o discurso do Professor Diego Santiago e Prof. Jaile Lopes da diretoria local: Queremos agradecer a todos os professores que compareceram. Temos um problema no município que é a questão do rateio, já constatamos este recurso, vários municípios que são nossos vizinhos já pagaram infelizmente nosso gestor ainda não pagou, mas teremos uma outra rodada de negociação logo após o as comemorações de aniversário de nossa cidade, obrigado! Encerrou o sindicalista após ser aplaudido.