Diretoria Geral e SINPROESEMMA/BC realizam encontro com Núcleos da Regional

 

Foi realizado nesta sexta-feira dia 24/04 o Encontro com os Núcleos da Delegacia Regional de Barra do Corda na sede administrativa de Barra do Corda conduzida pelo secretário de Administração e Patrimônio, Raimundo N. C. Oliveira da diretoria geral do SINPROESEMMA  de São Luís e o diretor  jurídico da entidade  Henrique Gomes. O encontro contou com a participação do Núcleo anfitrião da cidade e os núcleos sindicais de Jenipapo dos Vieiras representado pelas sindicalistas Joquelma, Andréia, Fernanda e Patrícia; de Fernando Falcão representado por Analécio Lima; Itaipava de Grajaú com seu principal representante Márcio Pires.

O encontro teve o objetivo principal de diagnosticar as demandas problemáticas dos Núcleos da jurisdição de Barra do Corda bem como manter uma relação de proximidade de cada situação para fazer um planejamento de ação para resolução das questões levantadas pelos núcleos conforme a realidade de cada localidade.

O evento foi dividido em dois momentos das 8: 00 às 17: 00 horas, 1º e 2º momentos organizados com recepção, café da manhã, almoço e lanche e levantamento de problemas e sugestão de resoluções no discurso dos sindicalistas, sendo o evento sistematizado da seguinte forma:  

1º Momento: Recepção e Café da manhã com os representes da diretoria geral e os membros dos núcleos da regional sindical; apresentação de assuntos de interesses de todos os núcleos do estado do Maranhão como engajamento político do sindicato nas eleições municipais de 2016 (Política educacional em favor da categoria e não de interesses próprios ou governistas). “A organização sindical vai ter um reflexo político com pautas inerentes à educação”. Ressaltou Oliveira, da diretoria geral de São Luís.

Oliveira sem seu primeiro discurso motivou os membros do núcleo: “Quando os interesses da categoria não são resolvidos no diálogo, as ruas são a solução para assegurá-los” (referindo-se a greves, manifestações e paralisações nas ruas). (“...) Quem vestir a camisa do sindicato veste a armadura para a luta” Declarou o sindicalista.

Henrique Gomes também da diretoria geral expôs as demandas jurídicas de alguns núcleos e recomendações para que as ações sejam consolidadas como documentar denúncias no tocante a algum assédio moral e analisar e apurar denúncias para que o sindicato não vire instrumento de oposição e nem situação. Outro ponto levantado por Gomes foi o procedimento das eleições das chapas de núcleos que precisam ser comunicados à Secretaria Geral para caírem na nulidade ou invalidade.

Os representantes de São Luís iniciaram o levantamento das problemáticas com o núcleo anfitrião representado por Jaile Lopes representante do Núcleo de Barra do Corda, o dirigente sindical começou o discurso ressaltando a importância da gestão sindical anterior do núcleo de Barra do Corda: “Toda produção humana é feita por muitos homens, os dirigentes anteriores deixaram um legado para a contribuição da diretoria atual. Encontramos os pontos fracos e os pontos fortes na nossa gestão, uns tem habilidade para produção de informação, mas são limitados em outros pontos, outros são excelentes ‘sindicalizadores’ no entanto são limitados em outros assuntos, por isso é na divergência que encontramos o consenso e o amadurecimento.”

Diego Santiago, secretário de formação sindical do núcleo de Barra do Corda comentou sobre a pertinência deste tipo de encontro para dirimir as falhas de aproximação dos núcleos da regional de Barra do Corda.

Em seguida foi dada a oportunidade para os demais núcleos com as sindicalistas Joquelma, Aandréia, Fernanda e Patrícia do Núcleo de Jenipapo dos Vieiras. Joquelma ressaltou sua inexperiência e o amadurecimento ao longo do tempo com as lutas: “Não tínhamos experiência sindical e não tínhamos conhecimento de como era o SINPROESEMMA, estudamos e fomos buscar informações. Inicialmente não tínhamos credibilidade com os sócios, depois de algumas vitórias conseguimos regatar a credibilidade.” Ressaltou Joquelma.

Complementando o discurso de Joquelma, Andréia também de Jenipapo dos Vieiras sugeriu que se fizesse uma formação sindical dirigida aos filiados a entidade, para que possam também compreender o papel do sindicato em assuntos referentes a diálogo, consenso e justiça: “Tivemos uma formação sindical, mas foi muito distante da realidade dos nossos sócios, gostaríamos que tivesse uma formação focada nos filiados e não só nos dirigentes sindicais”. Sugeriu Andréia.

Depois foi dada a oportunidade para o núcleo de Fernando Falcão com Analécio Lima, em poucas palavras, Lima destacou a negociação da Jornada do Piso salarial que ainda não está sendo cumprido em sua totalidade, apesar da lei ser aprovada em 2008, Fernando Falcão só irá cumprir as 13 aulas semanais em 2016 conforme o acordo firmado entre sindicato e governo que ficou sinteticamente desta forma: 2013 16 aulas; 2014 15 aulas; 2015 14 aulas e 2016 13 aulas. Analécio ainda denunciou que  a prática de contratos sem direitos ao funcionário é comum no interior. Sobre a precariedade de contratos, Patrícia de Jenipapo dos Vieiras, denunciou que em seu município, a prefeitura para não pagar direitos aos contratados como salário de dezembro, décimo terceiro e férias encerra o ano letivo em outubro prejudicando o alunado.

O núcleo de Itaipava de Grajaú expôs suas problemáticas através do sindicalista Márcio Pires com as alegações da não aprovação do plano de cargos e carreira, piso salarial sem reajuste, no entanto uma promessa do governo para reajustar o salário e o cumprimento parcial da jornada do piso das 13 horas semanais de 5º ao 9º ano e na Educação Infantil e 4º e 5º ano a jornada de 16 a 17 aulas semanais.

A sindicalista Andréia da comissão provisória de Jenipapo dos Vieiras afirmou que ainda há uma negociação sobre o HP, horário de  planejamento uma das propostas do governo que não foi aceita foi que o horário de HP fosse cumprido na escola, estabelecimentos sem estrutura e fiscalização, o que tornaria este momento denominado por Andréia de “HP Horário de Pressão”.Outros problemas levantados pelas sindicalistas Andréia e Joquelma foram o não cumprimento do plano de carreira e o governo intransigente com as reivindicações do sindicato.

2º Momento: Houve um almoço organizado pelo núcleo local de Barra do Corda, logo após o encerramento do primeiro momento, onde os professores se confraternizaram em momentos de descontração. Após retornarem à sala de encontro retomaram as discussões.

Andréia e Joquelma ainda expuseram problemas com o governo de Jenipapo sobre até em eleições para a diretoria de sindicato denunciando a compra de professore por meio de isenção de sala (liberação da sala de aula) para montarem chapas de professores patrocinados pelo governo municipal.

Conclusão

Oliveira e Gomes fizeram um levantamento sobre as campanhas salariais não e constataram que grande parte dos gestores municipais não cumpre a lei do piso dos profissionais do magistério.

A avaliação do encontro feita pelo dirigente sindical, Prof. Jaile Lopes foi positiva: “Serviu para vermos os problemas mais de perto e estreitarmos os laços, estes encontros deveriam acontecer mais vezes”. Declarou o sindicalista.

Para Analécio Lima do Núcleo de Fernando Falcão o encontro foi de suma importância: “Importantíssimo, pois foram discorridos assuntos imprescindíveis para a classe dos trabalhadores em educação. Pode-se perceber as dificuldades encontradas em cada núcleo e interagirmos sobre as soluções para cada um”. Afirmou Lima.

Para o Núcleo de Itaipava de Grajaú representado por Márcio Pires a troca de experiência é fundamental para solucionar problemas: “As pautas da reunião foram boas (...) houve a partilha de experiências e dificuldades (...) falei que ficasse registrado o pedido de intensificara as reuniões (...) muitos dos assuntos discutidos aqui serão de bom proveito para a nossa luta. Enfatizou Pires.

Ao final do encontro os dirigentes de São Luís agradeceram a todos os presentes  e a recepção do núcleo anfitrião.