SEMED de Jenipapo suspende HP dos professores

 

SEMED de Jenipapo dos Vieiras Suspende HP dos Professores

Barra do Corda, 14 de abril de 2015

Como se não bastasse, além de ignorar parte do Plano de Cargos e Carreiras e Remuneração dos professores da rede municipal de ensino no tocante ao salário dos profissionais do magistério, a, a senhora Albertina Albuquerque Oliveira, secretária de educação do município de Jenipapo dos Vieiras decidiu cancelar o HP dos educadores, que o horário de planejamento correspondente  a um dia ou mais sem aulas para o professor realizar suas atividades didático-pedagógicas que são planejamento de aulas, correção de provas e trabalhos dos alunos, preenchimento de diários etc. para que não haja um sacrifício do profissional nos finais de semana e que a aula ministrada pelo profissional seja mais produtiva e qualitativa.

A secretária de educação ainda não alegou os motivos sobre a suspensão destas atividades extra classe,  O SINPROESEMMA, núcleo de Jenipapo dos Vieiras encaminhou ofícios questionando, mas até agora não obteve nenhuma resposta.

 Joquelma, dirigente sindical do Jenipapo acionou o SINPROESEMMA/BC, Núcleo de Barra do Corda sobre os problemas de defasagem salarial por não cumprimento do plano de remuneração e do cancelamento do HP. O professor Jaile  Lopes, presidente do SINPROESEMMA/BC Núcleo de Barra do Corda, no qual o município de Jenipapo pertence a Jurisprudência de Barra do Corda, tornou as denúncias de   Joquelma a público e comunicou à diretoria geral de São Luís.

Mediante as denúncias feitas pelos sindicalistas Jaile Lopes e Joquelma, Júlio Pinheiro, presidente geral do SINPROESEMMA em São Luís fará um assembléia dia 15/04 do corrente ano na cidade de Jenipapo dos Vieras para tratar destas denúncias que serão as pautas reivindicatórias nesta reunião.

Contextualizando, Jenipapo dos Vieiras é conhecido em todo Maranhão como um dos municípios que paga um dos menores salários para professores. Consultar tabela:

                                             Salário Base

Nível

Vencimento

Magistério:      I

960

Graduação:        II

1050

Especialização: III

1164

  

 

 

 

Fonte dos dados das tabelas: Oziel Mesquita, coordenador administrativo.

           O valor que recebe um professor pós-graduado é 1.164, 00 como consta na tabela acima, sendo que este vencimento é o maior pago neste município, estando com uma defasagem muito grande em relação ao Piso Nacional reajustado deste ano que é de R$ 1.914.38.

Fazendo um comparativo com os professores de Barra do Corda que possuem apenas o magistério recebem um vencimento líquido de  R$ 1.600, 09. Muito superior ao maior valor pago por Jenipapo. Cidade que ocupa a terceira colocação do pior IDH do Maranhão como consta a avaliação de 2010 com 0, 490 como constam dados do PNUD; IPE, FJP.

         O objetivo da reunião é manter um diálogo de consenso com o executivo municipal daquela cidade, caso as reivindicações da categoria não sejam atendidas, o SINPROESEMMA utilizará seus instrumentos de luta para o cumprimento da lei em favor dos professores.

 

                                                        SECRETARIA DE IMPRENSA DO SINPROESEMMA/BC