PROFESSORES REIVINDICAM NA 1ª ASSEMBLEIA DE 2015 EM BARRA DO CORDA

PROFESSORES REIVINDICAM NA 1ª ASSEMBLEIA DE 2015 EM BARRA DO CORDA

 

 

O SINPROESEMMA/BC Núcleo de Barra do Corda realizou nesta terça-feira dia 03/02 do corrente ano a 1ª Assembléia do ano de 2015 na escola Governador Luís Rocha no bairro Tresidela em Barra do Corda às 10 horas da manhã. A reunião foi para deliberar sobre assuntos como Jornada das 13 aulas semanais, prestação de contas do exercício de 2014, concurso público municipal, seletivo municipal dentre outros assuntos.

O professor Jaile Lopes, presidente do SINPROESEMMA/BC iniciou a reunião de forma didática, expondo para os professores através de slides as realizações do sindicato em 2014 e as etapas evolutivas da construção da Sede Social ou “Casa Balneário”. Em seguida fez a prestação de contas do exercício de 2014 demonstrando de forma transparente a entrada e saída de recursos financeiros da entidade sindical.

Jaile Lopes confirmou a jornada das 13 aulas semanais aos educadores, ao final da negociação do executivo municipal com o sindicato. No ensejo, algumas professoras presentes na reunião reclamaram da situação da Educação Infantil que ainda permanece com uma carga horária acima das 13 aulas.

No decorrer da reunião, Lopes pediu apoio ao Dr. Henrique Gomes, membro da Diretoria Geral de São Luís para esclarecer a pauta das 13 aulas. Henrique esclareceu através da lei do piso 11.738/2008 e de pareceres do STF que fundamenta a jornada e o salário do professor. O sindicalista argumentou também que a Educação Infantil também deve ser contemplada com a lei independentemente da situação da escola.

Na oportunidade, alguns professores reclamaram que foram surpreendidos com descontos indevidos de férias e 13º salário. Mas, professor Jaile recomendou cautela enquanto não conversar com o executivo.

No andamento da Assembleia, Gomes explicou mais outras pautas da reunião: Concurso Público Municipal e Seletivo Municipal. Até onde o seletivo é legal e até onde é ilegal, pois enquanto o concurso estiver tramitando o seletivo é legal, a partir do momento em que forem nomeados os concursados o seletivo torna-se ilegal, porque se deve nomear excedente do concurso e não contratar selecionados de seletivo.

O SINPROESEMMA/BC ouviu atentamente denúncias como superlotação com sala de aula com até 50 alunos, descumprindo o PCCRM que admite no máximo 35 alunos.

Lopes, presidente do SINPROESEMMA/BC declarou tentar resolver estes impasses da melhor maneira possível através do diálogo. Ao finalizar o evento agradeceu a presença de todos.

 

 Prof. Francisco Clauber Lino (SECRETÁRIO DE IMPRENSA DO SINPROESEMMA/BC, Núcleo de Barra do Corda - Ma)