SINPROESEMMA/BC MOSTRA SUA FORÇA

 

 

SINPROESEMMA/BC MOSTRA SUA FORÇA NA TESE DE MONOGRAFIA E NA PRÁTICA

 

O SINPROESEMMA/BC vem se destacando ao longo dos quase dois anos da diretoria atual pelas conquistas realizadas para a categoria de professores em Barra do Corda. Conquistas que foram: O rateio de 2012/2013 no período de transição do gestor municipal anterior ao gestor atual e o recente rateio pago agora no dia do professor; Luta e conquista da Lei do Piso (Lei 11.738/2008), lei federal que assegura 1/3os um terço da jornada de trabalho dos professores deve ser dedicada ao planejamento de atividades pedagógicas, fora da sala de aula. e o aumento com reajuste anunciado em janeiro pelo MEC de 8,32%, chegando a R$ 1.697 para os professores da nossa região que trabalham no regime de carga horária de 13 horas semanais previstas a partir de janeiro de 2015.

O valor do piso ainda não considera os descontos previdenciários, etc., mas foi uma conquista do sindicato, mesmo que em parte o piso não seja pago corretamente e que muitos gestores ignoram esta lei.

Outra conquista, foi o diálogo democrático com o executivo para o cumprimento da jornada do Piso salarial dos professores de 13 horas semanais que foi um embate desgastante com representante do governo, discutida várias vezes em Assembleia e encaminhada para o executivo que cumprirá por completo em 2015.

 A aquisição de um terreno para a construção da “Casa Balneário”, que será ponto de lazer e socialização de professores sócios e familiares. O terreno foi adquirido com a intermediação da diretoria local com a diretoria geral em São Luís, no entanto, a casa está sendo construída com recursos do sindicato local.

O reconhecimento dessas ações se deu com o aumento de mais de 50% de sócios que se aderiram ao SINPROESEMA/BC, por acreditarem na luta sindical.

O destaque do SINPROESEMA/BC chamou a atenção das acadêmicas Maria Aline da Conceição Brito e Silvana dos Anjos Gonçalves que defenderam a tese monográfica intitulada: Sindicalismo Docente: “A Importância da Lei de Acesso a Informação no Controle Social em Barra do Corda”. A referida monografia faz uma análise da atuação do sindicato dos professores de Barra do Corda em relação ao controle social no tocante aos recursos destinados à educação e da relevância da LAI (Lei de Acesso a Informação: 12.527/2011), como ferramenta de investigação e fiscalização de recursos públicos destinados à educação para possíveis cobranças ao executivo.

O trabalho científico mostrou também através de uma pesquisa de campo em uma amostragem não abrangente que 48% dos entrevistados são filiados a entidade do SINPROESEMA/BC (fonte: SOUZA, Maria Aline & GONÇALVES, Silvana: 2014 p. 28). Isto confirma a credibilidade crescente da entidade. Apesar de que 55% consideram a atuação do sindicato razoável, 30% bom, 5% ótimo e 10% ruim. Obtêm-se um nível de insatisfação apenas de 5% (fonte: SOUZA, Maria Aline & GONÇALVES, Silvana: 2014 p. 30).

Um dado alarmante em relação a participação do professorado em cursos de formação sindical, segundo o estudo do trabalho realizado pelas acadêmicas  é que somente 10% da categoria participou de algum curso de formação sindical, ou seja, muitos educadores conhecem o sindicato apenas como entidade que luta por seus interesses e não como entidade formadora.Enquanto que a credibilidade de Instituições como a Prefeitura Municipal vem decrescendo quando se trata da publicação de informações referentes ao repasse federal destinado ao município, 39% opinaram que o município nunca repassa essas informações e 39% afirmou que essas informações são repassadas raramente. Isto revela uma falha da gestão pública em não reconhecer esta obrigatoriedade.

O trabalho aponta alguns dos desafios que foram postos ao SINPROESEMA/BC e a importância do educador no controle social, ou seja, como se faz uma gestão participativa.