Professor no Poder

 

PROFESSORADO NO LEGISLATIVO AINDA É POUCO

Ao fazer uma análise do quantitativo de professores em Barra do Corda entre as redes municipal e estadual e dos professores da rede estadual de todo o Maranhão, nota-se uma grande disparidade em relação a escolha de representantes da categoria na câmara estadual, pois se tem uma média de mais de 1000 professores sendo que 822 são da rede municipal. Considerando o número de candidatos eleitos que conseguiram vaga na câmara legislativa do Estado, têm-se apenas dois professores: César Pires do DEM, que obteve 36.221 votos e o Professor Marco Aurélio do PC do B que conseguiu 30.900 votos. Neste sentido, obtêm-se um percentual de menos de 13% de professorado votante hipoteticamente analisado.

Se considerarmos somente os professores de todo o Estado, a situação ainda é mais grave, são 19. 844 números elevados se imaginarmos um percentual de educadores votantes, ter-se-ia uma quantidade maior de representantes da categoria na legislatura, isto sem considerar o alunado que também pertence a educação, pois os candidatos que não conseguiram vaga foram: Professor Júlio Pinheiro do PC do B, representante sindical do SINPROESEMMA geral e um dos principais representantes da categoria de professores 14.112 votos, Professora Socorro Waquim PMDB, Prof. Walterlon PPS, 520 votos, Prof. Dalva PT, 579 votos, professora Clarinda, Prof. Luciano, professor Arimatéia, 330 votos, prof. Saul 355 votos, Prof. Antonio José, 319 votos, Professora Iris, 314 votos, Professora Liduína, 629 votos, Professora Liliane, 224 votos, Prof. Ivaldo, 202 votos, Professora Cleonice, 145 votos, Professora Rossana 139 votos, Professora Wanda,  83 votos, Professora Lourdes 7 votos, Prof. Milton 3. 839 votos e Professor Joseilton 712 votos.

Em Barra do Corda, o Professor Júlio Pinheiro do SINPROESEMMA Geral, que por várias vezes esteve apoiando a causa da luta dos professores no Estado e no município da regional da delegacia de Barra do Corda, só obteve 156 votos, ou seja, no universo de mais de mil professores sem contar com a quantidade de educadores das escolas particulares de alunos das redes públicas e também particular, Pinheiro recebeu menos de 9%  dos votos. Isto significa que muitos têm preferência por outros candidatos que não são de sua categoria correndo o risco de pouco representarem os interesses da educação.

OPINIÃO

QUE TIPO DE REPRESENTANTE QUEREMOS?

O empresário? Que se preocupa com o lucro, O advogado? Que defende quem sabe a nossa causa, se pagarmos bem. O jornalista? Que pode informar sobre as nossas lutas, mas não resolver nossos impasses? O Médico que pode curar a nossos males físicos, mas não a nossa decepção. O Psicólogo?  Que pode curar nossa melancolia, mas não a nossa decepção por parlamentares omissos e alheios a causa da educação.

Apenas dois educadores no legislativo maranhense, Professor Marco Aurélio e César Pires, ex-reitor da UEMA. Quando observamos a matéria acima, são 19 professores que ficaram de fora, ou seja, daria quase a metade na câmara estadual, contando com os dois que conseguiram a vaga.

Será que estes dois irão ter força suficiente para convencer 40 deputados a lutarem pela causa da educação? Não seria melhor mais representantes da educação na Câmera?

Não adianta reclamarmos que a educação vai mal, se não votamos em nossos representantes. Será que não temos uma parcela de contribuição para essa enfermidade da educação no Maranhão. Magistério é vocação ou conveniência.