Campanha de Sindicalização com Sucesso

CAMPANHA DE SINDICALIZAÇÃO COM SUCESSO

          O Sinproesemma/BC, desde o início de sua gestão, com o apoio do presidente licenciado Júlio Pinheiro empreendeu numa grande campanha de sindicalização em Barra do Corda. Este município dispõe, até o momento, de 903 matrículas de professores efetivos, os quais ingressarem na rede por concurso ou por serem estatutários. Deste quantitativo, 81 professores possuem duas matrículas na rede municipal. Sendo assim, há 741 professores com uma matrícula na rede e 81 professores com duas matrículas na rede, perfazendo um total de 822 professores do quantitativo das 903 matrículas existentes.

          Existem, até hoje, 343 professores sindicalizados na rede municipal de ensino, consignados ao sindicato por esta rede. Vale lembrar que no início de nossa gestão havia 206 sindicalizados. Também há 27 professores do município sindicalizados pela rede estadual por também pertencerem a esta rede. Já professores da rede estadual sindicalizados pela mesma são 195. Não sabemos quantos professores são efetivos do Estado aqui em Barra do Corda. No início do ano, o sindicato oficiou a URE fazendo este pedido, mas a gestora informou-nos que não podia atender este pedido. Orientou-nos a fazermos essa solicitação à SEDUC/MA. O que podemos dizer é que há 195 professores sindicalizados com consignação no Estado. De fato é que há um total de 511 professores sindicalizados pelas duas redes.

          O sucesso dessa campanha é fruto de todo um trabalho construído numa missão de lutar para assegurar os direitos dos trabalhadores da educação e contribuir com uma educação de qualidade para o Maranhão e para Barra do Corda. Para isso foi preciso focar numa visão nova de fazer sindicalismo neste município. A visão de construir uma identidade de luta classista e de readquirir a confiança do educador.

          A partir de três grandes conquistas na rede municipal: o bloqueio das contas da prefeitura para pagamento dos professores nos meses de novembro/dezembro de 2013; a implantação gradual das 13horas em 2014 e a garantia dos rateios nos anos de 2013 e 2014. Na rede estadual a grande conquista foi a aprovação e a implantação gradual do Estado Educador, o qual vem assegurando entre várias conquistas, as progressões, titulações e promoções a milhares de professores que ainda não tinham se aposentado por estarem esperando esses direitos. Houve uma outra grande conquista comum às duas redes: a requisição de um terreno escriturado em nome deste sindicato, às margens do rio Mearim para a construção da sede social.

          Não podemos nos esquecer do grande empenho do secretário-geral - o professor Gilvan Lima Chaves – que, dos membros da diretoria, é o maior conhecedor das peculiaridades dos educadores. É ele que tem maior contato por várias razões: por ser um professor presente na rede municipal há muito tempo; por ter já trabalhado em várias escolas e por visitar, por estar no corpo a corpo nas escolas semanalmente. O mérito maior é dele. É o protagonista de estar nas escolas convidando os professores a se sindicalizarem e sindicalizando aqueles que aceitam o convite.

          Ainda precisamos fazer muito para termos o educador filiado ao sindicato. Afinal, existem 452 professores da rede municipal que ignoram a importância do sindicato, muito embora, hora por outra, usufrua das benesses desta instituição. Esperamos que com a construção da casa-balneário na sede social consigamos convencer o educador a se sindicalizar de vez a este sindicato. Pretendemos colocar no planejamento estratégico situacional a itinerância de visitarmos os maiores povoados deste município no intuito de conquistarmos novos sócios.

Visite nosso site: www.sinproesemmabdc.com.br