GRAÇA DO IVAN DENUNCIA DESPREPARO EM ESCOLAS RURAIS

 

GRAÇA DO IVAN DENUNCIA DESPREPARO EM ESCOLAS RURAIS

A sessão na Câmara municipal de Barra do Corda ocorrida na terça-feira dia 09/09/2014 contou com a presença de 13 parlamentares sendo 4 ausências. Oficialmente não constava pauta sobre educação, apesar disso a vereadora Graça do Ivan do PMN, que também atuou como professora nas redes pública estadual e municipal. A parlamentar utilizou a tribuna nesta terça-feira para denunciar a falta de qualificação de professores no povoado São Miguel que distancia de Barra do Corda mais de 60 quilômetros.

Segundo Graça, há professores que não tem a formação mínima para exercer as funções de magistério e com isso os alunos daquela localidade estão sendo prejudicados e ainda existe outro agravante, a freqüência de professores é muito pouca, dificultando o aprendizado do alunado.

“... os pais estão até tirando os filhos da escola por falta de qualificação de professores é triste dizermos isso é horrível”! Afirmou a vereadora, Segundo Graça, este não é um problema exclusivo de São Miguel, há outras localidades na zona rural com este agravante: “Existem vários povoados que estão com este mesmo problema, problema de má administração escolar, professores que não comparecem a sala de aula. Isto foi reclamação dos pais que eu recebi” Declarou a parlamentar e como consta no pronunciamento completo de áudio: Rádio FM_20140909_174933, 104, 9. (RÁDIO RIO CORDA FM)

Outro parlamentar abordou outro assunto sobre educação, a confirmação do pagamento do rateio dos professores, o vereador Rivelino leu o comunicado da prefeitura sobre o pagamento do abono dos professores e ressaltou: “Algumas cidades já tinham pagam este recurso, mas a nossa cidade não tinha se posicionado na questão do abono dos professores, mas graças a Deus através de conversas e negociadas e cobranças também da câmara municipal e de alguns colegas, recebemos aqui um comunicado da prefeitura através de uma pessoa do sindicato... estávamos cobrando o abono e o sindicato nos informou o repasse à prefeitura é na ordem de três milhões cento e cinqüenta mil reais e alguns centavos...” Declarou o parlamentar depois da leitura do documento como consta no áudio integral Rádio FM_20140909_185924, 104, 9. (RÁDIO CORDA FM).

O assunto mais uma vez foi discutido pelo vereador Paulim Bandeira do PCdoB, o parlamentar afirmou que não houve pressão para o pagamento do rateio e sim diálogo e negociações: ... “espero que os professores também nos encaminhem (informações sobre suas reivindicações), principalmente ao vereador Rivelino do Alim, ao vereador Paulim Bandeira, aos vereadores que puderam usar a tribuna para cobrar este benefício que agora foi atendido sem pressão mais da base da discussão, dentro do campo das idéias”. Cobrou o parlamentar como se atesta no Rádio FM_20140909_183220, 104, 9. (RÁDIO CORDA FM).

Sobre as declarações de Paulim Bandeira, a secretaria de imprensa do SINPROESEMMA/BC, disse que a câmara não pode esperar somente iniciativa dos professores ou do sindicato, a câmara tem um conselho ou uma comissão de educação que deveria também procurar o SINPROESEMMA/BC. Visitar as escolas pessoalmente e escutar também os professores para averiguar os problemas e tentar resolvê-los. E ainda há três representantes na Câmara (três professores), mas somente a Graça do Ivan solicita documentos e informações do sindicato dos professores.