Vereadores Discutem Rateio

    

VEREADORES DISCUTEM RATEIO DOS PROFESSORES

Sessão na câmara municipal de Barra do Corda - Ma

Mais uma vez o rateio (ABONO DO FUNDEB acrescido) foi pauta na Câmara Municipal de Barra do Corda, na terça -  feira dia 26/08/2014.  O assunto foi encabeçado pelo vereador Paulim Bandeira do PC do que leu a ata da ultima reunião do SINPROESEMMA/BC com os professores sobre o recurso destinado aos professores. Ao final da leitura, o parlamentar agradeceu ao sindicato dos professores por muni-lo do documento que informa o andamento das negociações do sindicato com o executivo, ressaltou também que consultou o sistema de contabilidade e prestação de contas da prefeitura que afirmou que o executivo investiu mais de 70% do abono para os professores e que o governo aplicou parte do recurso em dívida deixada pelo gestor anterior, por não havia mais recurso para ser rateado entre os professores. “No meu entender pela justificativa da prefeitura esse rateio não existe mais”. Declarou o vereador.

Na visão de Bandeira, o recurso foi suprimido com estas despesas e que só seria possível um “rateamento” no final do ano com a obtenção de mais recursos, mas que dependeria de mais negociações do sindicato e executivo.

Na oportunidade a vereadora Fátima Arruda do PV argumentou que também consultou o sistema contábil da prefeitura que o mesmo justificou o recurso cobrado pela categoria de professores com as mesmas despesas citadas pelo vereador Paulim Bandeira. “Não é por que vem dois milhões ou mais que se deva pagar valor x para professor! Gente temos muitos professores contratados também! Pra ser pago com esse dinheiro; A prefeitura não tem obrigação de prestar contas deste rateio”. Declarou a parlamentar.

A Secretaria de Imprensa do SINPROESEMMA/BC esteve atenta pelo rádio a sessão na Câmara Municipal e argumentou que a justificativa de gasto do rateio pelo executivo é a mesma encaminhada pela Assessoria Jurídica da Prefeitura ao sindicato dos professores e que já houve duas assembléias após essa justificativa. “Assessoria Jurídica da Prefeitura precisa se entender com próprio executivo, como é que eles enviam um ofício alegando que não há mais recurso para ser rateado e dias depois enviam outro propondo pagamento no dia 20 de dezembro?”. Questionou a secretaria de imprensa do sindicato.

Sobre as declarações de Fátima Arruda, o SINPROESEMMA/BC, esclareceu que o recurso do FUNDEB poderá ser rateado 60% ou mais para professores efetivos e que os contratados podem ser pagos com a porcentagem restante.